terça-feira, 26 de junho de 2012

Literatura Sobre Lampião e o Cangaço: Livro, "Lampião Contra o Mata Sete" do Delegado Sergipano; Archimedes Marques...Apresentação de Alcino Alves Costa e Prefácio de João de Sousa Lima...Uma Obra Prima do Cangaço!

Doutor Archimedes Marques: Pesquisador e Escritor.
LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE:
Neste livro, Archimedes Marques procura desmontar, pedra por pedra, o mito do Lampião gay. Vale a pena conferir.
LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE
Como participante do maior movimento pertinente ao assunto CANGAÇO que há no Brasil, o CARIRI CANGAÇO, evento que reúne anualmente as maiores autoridades nacionais e internacionais sobre o tema, escritores, pesquisadores, historiadores e estudiosos, cujo evento é realizado na cidade do Crato e região do Cariri cearense adjacente, pessoas que buscam e visam a preservação da verdadeira história, não poderia em hipótese alguma ficar calado vendo a história de Lampião e Maria Bonita sendo desvirtuada e mascarada pelo livro intitulado Lampião o Mata Sete. Assim, resolvi escrever a sua contestação: LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE.
Quando ingressei no estudo do cangaço, fruto do meu interesse pelo tema quando ainda criança, mas somente agora sendo possível essa realização, devido principalmente à minha grande dedicação pela vida policial em quase três décadas de atuação no Estado de Sergipe, pretendia eu, com o aprofundar do estudo e das pesquisas também escrever um livro, um livro que seguisse e respeitasse o rumo da história já escrita, mas que acrescentasse algo a mais, como de fato já possuo alguns capítulos já escritos dessa futura obra, entretanto, chegou do nada o indigesto livro “Lampião, o Mata Sete” e, lendo as constantes aberrações contidas no seu bojo, resolvi então interferir para mostrar ao público leitor o quanto o seu autor está confundido e atrapalhado nos seus conceitos.
Trata-se do meu primeiro livro e também do primeiro livro oposição dentro do assunto cangaço. LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE, procura refutar tudo que está errado no seu livro opositor, pois essa obra é eivada de vícios em quase todos os seus conceitos, além do autor trocar datas, lugares, nomes de pessoas. Ademais todas as alegações contidas no livro “Lampião, o Mata Sete” referentes aos conceitos sexuais de Lampião e Maria Bonita são levianas e sem provas algumas por menor que sejam e até mesmo desprovidas sequer de indícios de veracidades, como se a história fosse feita de insinuações vindas do nada, caídas de paraquedas, provindas de uma mente criativa sem apresentar fatos alguns que pelo menos deixem dúvidas quanto ao alegado.
Hoje posso afirmar que já estou passando do estágio de estudante para  estudioso no assunto, pois já li cerca de 130 livros além de ter ido pessoalmente a vários locais que fazem parte da história do cangaço. Dentro do assunto há mais de 700 livros escritos e nenhum deles diz tamanhas aberrações quanto alega o livro “Lampião o Mata Sete”. Ressalte-se que a grande maioria desses livros foram escritos baseados em depoimentos de ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros e sertanejos que vivenciaram a própria época do cangaço, enquanto que o livro “Lampião o Mata Sete”, somente escrito agora, nada disso apresenta, até porque quase todas essas pessoas já estão mortas. Os poucos entrevistados pelo autor disseram a outros autores fatos totalmente adversos. Até o próprio escritor Oleone Coelho Fontes que fez a introdução do livro “Lampião o Mata Sete”, em quase toda a trajetória do livro confronta-se com as suas próprias opiniões contidas no seu livro “Lampião na Bahia”, ou seja, são opiniões de atos e fatos ocorridos e que se tornam adversos em cada capítulo desses dois livros. Daí, dentre muitos outros, o reforço de se afirmar que as alegações contidas no livro “Lampião o Mata Sete” serem levianas e desprovidas de provas substancias, testemunhais, ou mesmo de quaisquer tipos de provas, senão alegações vazias e despropositadas no intuito de desmistificar Lampião e Maria Bonita a qualquer custo em patente  visão de parcialidade com a verdadeira história.
Do meu livro as pessoas podem esperar por uma contestação justa, limpa, verdadeira, baseada em livros diversos de conceituados escritores, artigos, matérias pertinentes e outros tipos de pesquisas de campo, além das conversas com pessoas remanescentes do cangaço e com estudiosos do tema, por sinal todos eles, bastante revoltados com o livro “Lampião o Mata Sete”.
Segue o prefácio do meu livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE, elaborado  pelo escritor João de Sousa Lima, a apresentação feita pelo escritor Alcino Alves Costa e as orelhas do livros escritas pelo jornalista Ancelmo Gois do Jornal O GLOBO:

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Segundo o Senhor Sinézio Simões... Até Que em Fim! Uma Parte do Mistério da Liberdade do Sargento Evaisto, da Cidade de Queimadas que Teve a Sua Vida Poupada Por Lampião em 1929; Quando a Cidade Foi Invadida Pelos Cangaceiros. Sedentos de Sangue dos Macacos " Policiais" Baianos.



Sargento Evaristo Carlos da  Costa.
Cópia da Indentidade do  Sargento; Evaristo Carlos da Costa. 
Pesquisador Guilherme Machado e o Amigo do Sargento Evaristo... O senhor Sinézio Simões; Este Jura Fidelidade a  Evaristo.




Até os Dias de Hoje Muitos Pesquisadores se Perguntam... Lampião Tinha Avessão aos Macacos da Bahia. em 1929 ao Entrar na Cidade Baiana de Queimadas na Bahia. Matando Espancando e Humilhando e Roubando a Todos. Principalmente os Mais Abastados, e Bens Providos! Lalpião Deu Ordem Suprema Para os Seus Subordinados,  Para Que Não Deixasse Nem um Macaco "Policial"  Baiano Vivo.  Imediatamente  Lampião  Manda Prender o Chefe do Destacamento da Poderosa  Policia Militar da Bahia o Sargento Evaristo Carlos da Costa. Prometendo Degolar-lo em Primeiro Lugar.  Lampião Sai Para se Divertir e Juntar o Balancete do Assalto da Pequena Vila de Sto. Antonio das Queimadas. Inesplicavelmente em Seu Regresso de Fúria Mortiféra;  Ele Acaba com as Vidas de Todos os Soldados Baianos,  e  Poupando a Vida do Sargento; Que Até Hoje Ninguem Nunca Deu Uma Explicação Convicente,  Para os Historiadores do Cangaço... Passando Pela Cidade de São Domingos,  Conheci o Senhor Sinézio Simões de Araújo Nascido a 18 de Maio de 1929 na Cidade de São Domingos. Em Converssa Sobre O Cangaço,  Com o Senhor Sinézio,  Este me  Contou Que nos Anos 30,  Trabalhava Com o Sortudo Sargento;  Ambos Moravam na Cidade de Santa Luz Ba. Cidade Que  Evaristo Escolheu Para Morar,  Depois do Ocorrido de Queimadas...Evaristo Quando Vivo Revelou a Sinézio o Motivo de Ter Saido Ileso do Massacre de Lampião. Segundo Sinézio o Sargento Era Primo do Cangaceiro Virgulino. O Sr. Sinézio me Contou Que o Sargento Que Veio de Pernambuco Ainda Criança Para a Bahia em Companhia dos Pais,  Que Daceram Nordeste Abaixo,  na Esperança de Arrumarem Emprego na Estrada de Ferro " Leste Brasileira" e o Menino Evaristo Ingressou Nas Forças Baianas... Interrogado Por Lampião O Sargento Contou do Seu Parentesco Com o Cangaceiro,  Relatou Que Era Seu Primo e se Lampião o Matasse Estava Matando o Própio Sangue, Depois Que o Sargento Falou o Nome da Sua Mãe e do Seu Pai e Tios e Irmão e Primos de Lampião, o Cangaceiro Não Teve Dúvidas... E Assim Escapou de Morrer; E Não Teve Dona Santinha e Nem Trancelin de Ouro; Sangue Salva Sangue... Os Meus Cinceros Agradecimentos ao Senhor Sinézio Por Ter Paciençia de me Ajudar a  Desatar Este nó.  Tão Antigo e Dificil de Desfazer-lo.  

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Reliquías Que Pertenceu ao Cangaçeiro José Baiano: Pertences Encontrados na Lagoa Nova; Povoado Alagadiços, Municipio de Poço Redondo Estado de Sergipe... Tralhas Encotradas, Após Sua Morte Terrivelmente Esquartejado.

Fotografia do Bandido; Zé Baiano na Fazenda Jaramataia, de Propiedade do Governador de Sergipe. Eronildes de Carvalho.
No Municipio de Canhoba-Se,  no Ano de 1929.
Pistola Automatica Lugger:  Modelo Parabellum do Ano de 1906 (Alemanha) Achada entre os Pertences,  do Bandido Zé Baiano, Na Lagoa nova, no Povoado de Alagadiços, Poço Redondo- Se.  Lugar Onde Mataram e  Esquartejaram,  o Bandido,  Zé Baiano.
Punhal Longarina Com  Cabo de Fundo Arredondados,  Tipo Facão Cravejado em Ouro e Folha em Aço,  Enferrujado; Foi Encontrado Juntamente Com o Parabellum do Bandido,  Zé Baiano.
Ferro de Ferrar Animais... Com as Inicias "JB" José Baiano; Com este Ferro o Terrivel Cangaceiro Ferrou Várias Mulheres Nas Faces, Nadégas, Taba do Queixo e Virilhas; Tambem Achado Juntamente Com a Pistola e o Punhal.
Nesta Gruta; Que Fica em Poço Redondo, o Cangaceiro Ferrador Gostava de Passar Noites e Noites... Um Belo Esconderijo Para se Livrar das Forças Volantes.

(OBSERVAÇÃO)  AS FOTOGRAFIAS FORAM CORTESIA,  DO PESQUISADOR:  SILVIO FILHO:  DA CIDADE DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SERGIPE... EXCETO FOTO DE "JB" NA FAZENDA JARAMATAIA EM 1929!...ESTA FAZ PARTE DO PORTAL DO CANGAÇO DA BAHIA.