sábado, 13 de novembro de 2010

O TERRIVEL CANGACEIRO GATO E SUA COMPANHEIRA INACINHA


GATO", O CANGACEIRO
Segundo a tradição, o cangaceiro baiano Santílio Barros, conhecido como GATO, sobrevivente da guerra de canudos, foi um dos mais sanguinários do bando de Lampião. Todos conheciam a sua perversidade e frieza nas lutas enfrentadas no dia a dia do cangaço. Consta que era índio da tribo Pankararé.

 
GATO foi morto durante um ataque dos cagaceiros à cidade alagoana de Piranhas quando sua mulher Inacinha, foi baleada e presa pelo tenente João Bezerra, no ano dde 1936.

2 comentários:

  1. Meu pai falava muito desse gato. Dizia que tinha mais coragem que Lampeão. Meu pai nasceu na Paraiba, patos, em 1912. Mudou se para Goias em 1938. Nunca voltou ao nordeste e ninguem sabe até hoje de seus parentes. Tinha marcas de ferimentos na cabeça e era muito sério e honesto. Analfabeto e inteligente. Foi um bom pai. Viveu até os 79 anos de idade. Não gostava de falar do passado. O nome dele era VICENTE RODRIGUES DA SILVA. Sua mãe chamava Maria Inácia da Conçeição e o pai tinha o mesmo nome dele. E que tinha um irmão por nome de José. Sou Goiano e filho de um paraibano, com orgulho de ter sangue de desse povo especial. Especial pela coragem,pela sabedoria nata e pela historia de um pais que começou com a bravura de homens que até hoje, são os mesmos. São dignos e amáveis.
    Obrigado pela oportunidade. carlosrobertobrz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. AMIGO CARLOS VOCÊ TEM QUE DAR UM PASSEIO PELO SERTÃO NORDESTINO, PARA CONHECER MELHOR A SUA DECENDENCIA.

    ResponderExcluir