BELISSÍMA VISÍTA, DO SENHOR EDSON ARAÚJO MARCÊDO, E SUA LINDA FAMÍLIA AO PORTAL DO CANGAÇO DE SERRINHA. ESTE CIDADÃO PAI DE FAMÍLIA APOSENTADO, QUE NASCEU NO SERTÃO BAHIANO DE UAUÁ, NO ANO DE 1926,TESTEMUNHA VIVA, NO PROCESSO DO CANGAÇO NA BAHIA. SEU EDSON AFIRMA TER VISTO,LAMPIÃO EM UMA DE SUAS PASSAGENS POR UAUÁ, QUANDO O REI DO CANGAÇO COMEÇOU A RECRUTAR CABRAS BAHIANO PARA O SEU BANDO, A EXEMPLO DE CIRÍLO DE ENGRÁCIA,ZABELÊ, GATO, ZÉ BAHIANO,VOLTA SÊCA, E OUTROS CANGACEIROS DA REGIÃO DE MACURURÉ, RODELAS, ABARÉ, JEREMOABO, RASO DA CATARINA, E ETC.
O ANO ERA 1936 E O MENINO EDSON COM 11 ANOS DE IDADE,SAÍA PARA LÍDA DO DIA A DIA COM OS ANIMAÍS DA FAMILIA,QUANDO DEU DE CARA COM A CABROEIRA DE CANGACIEROS.? E PERNA PRA QUE TE TENHO... FALOU SEU EDSON...RISOS.???
HOJE RADICADO EM CURITIBA NO PARANÁ,E COM A MAIORÍA DOS FAMILÍARES MORANDO EM FEIRA DE SANTANA E UAUÁ, SEU EDSON SE EMOCIONOU MUITO AO VISITAR O PORTAL DO CANGAÇO DE SERRINHA,VISITA ESTA PROGAMADA POR UMA SOBRINHA DE SEU EDSON, QUE VISITOU O ACERVO DE LUIZ GONZAGA, NO SÃO JOÃO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE-BA. E A MOÇA FEZ ESTA BELA SUPRESA PARA O SEU TIO, QUE É UM ETERNO APAIXONADO PELA SAGA DO NORDESTE.
FIQUEI BESTIFÍCADO COM A SIMPATÍA DESTE CIDADÃO, COM 85 ANOS DE IDADE MAIS COM UM VIGOR DE MENINO DE 15 ANOS,SEU EDSON QUE DEUS O ABENCOE O SENHOR E DONA MARIA TUA ESPÔSA, E TODA A SUA FAMÍLIA QUE AQUÍ ESTEVE VISITANDO O PORTAL DO CANGAÇO.
ABRAÇOS DOS AMIGOS GUILHERME E JÔ.
Já pensou você estar andando despreocupado pelas veredas do sertão da Bahia, lá pelas bandas de Uauá, e de repente dar de cara com a cabroeira de cangaceiros?
ResponderExcluirImagine o susto e o medo! O Sr Edson fez o que qualquer um faria: Pernas pra que te tenho? E ele foi corajoso, porque ainda conseguiu correr!
Hoje, nós damos risadas imaginando aquela cena, mas, na hora do pega pra capar amigo velho, não tem cabra bom que não trema na base.
Os familiares do Sr Edson estão de parabéns, por terem lhe proporcionado esta visita ao Portal do Cangaço. Tenho certeza que ele jamais esquecerá esse dia.
E tudo isso só foi possível, graças a Guilherme Machado que, com muito trabalho e dedicação, mantém viva a memória do cangaço, através do Acervo do Portal do Cangaço.