domingo, 6 de maio de 2012

Literatura Sobre o Cangaço e Lampião: Livro Maria Bonita do Capitão: De Vera Ferreira e Germana Gonçalves de Araújo... Este Livro Foi Uma Doação do Amigo, Escritor e Pesquisador: Antonio José. Da Comunidade da Bela Vista-Serrinha Bahia.

Neta de Lampião lança livro sobre a vida de Maria Bonita
Com a presença de artistas, jornalistas, empresários, autoridades e educadores, entre outros profissionais ligados às artes e à cultura, foi lançado esta semana, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, o livro ‘Bonita Maria do Capitão’. A obra, publicada pela Editora da Universidade Estadual da Bahia (Eduneb), comemora o centenário de nascimento de Maria Bonita, mulher do capitão Virgulino Ferreira da Silva, o famoso cangaceiro Lampião.
 Organizado pela neta de Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, e pela desenhista industrial e professora de designer gráfico da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Germana Gonçalves de Araújo, o livro contou com o patrocínio do Instituto Banese, gestor do Museu da Gente Sergipana, e do Banese Card.  Segundo o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, o arquiteto e escritor Ézio Déda de Araújo, além do trabalho biográfico a publicação mostra a participação de Maria Bonita nas artes, a sua presença na música, no cinema, no teatro, dança e xilogravura. “Trata-se de um material de excelência, um trabalho muito bem cuidado, pesquisado e fundamentado”, disse Ézio ao destacar que esta foi a primeira publicação apoiada pelo Instituto Banese depois da inauguração do Museu da Gente Sergipana.
 Para Vera Ferreira, a literatura do cangaço estava devendo a Maria Bonita um trabalho à altura da história dela. “Passamos três anos organizando o livro. Germana parou o doutorado dela por seis meses para se dedicar à obra, que foi cuidada nos mínimos detalhes, a exemplo do marcador de livro que é o desenho da luva da minha avó, que mandamos fazer em são Paulo”, disse Vera. Composição... ‘Bonita Maria do Capitão’ é um livro estruturado em duas partes: a primeira, biográfica, apresenta textos e imagens da sertaneja de Malhada da Caiçara, sertão da Bahia, Maria Gomes de Oliveira. Trata-se do resultado da leitura dos estudos de vários pesquisadores no assunto, mas, principalmente, da busca constante sobre a configuração genealógica dos Gomes de Oliveira pela neta Vera Ferreira. Já a segunda parte, que é dividida em temáticas, configura-se em uma original composição de obras de artistas que se apropriaram da imagem de Maria Bonita para suas produções, juntamente com textos de estudiosos e pesquisadores sobre a representação dela dentro de cada uma das temáticas desenvolvidas: fotografia, cinema, xilogravura, literatura, teatro, música, artesanato, moda e artes visuais... Presenças  ntre as pessoas que prestigiaram o lançamento do livro, na noite da última terça-feira, 13, estavam a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, a primeira-dama Eliane Aquino, o publicitário Antônio Leite, o médico e escritor Marcelo Ribeiro e a superintendente da Banese Corretora, Avilete Ramalho, além da diretora do Instituto Banese, Gileide Barbosa... Este Livro Foi uma Doação do Escritor Antonio José, do Povoado Bela Vista. Para o Portal do Cangaço de Serrinha Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário