quinta-feira, 21 de junho de 2012

Segundo o Senhor Sinézio Simões... Até Que em Fim! Uma Parte do Mistério da Liberdade do Sargento Evaisto, da Cidade de Queimadas que Teve a Sua Vida Poupada Por Lampião em 1929; Quando a Cidade Foi Invadida Pelos Cangaceiros. Sedentos de Sangue dos Macacos " Policiais" Baianos.



Sargento Evaristo Carlos da  Costa.
Cópia da Indentidade do  Sargento; Evaristo Carlos da Costa. 
Pesquisador Guilherme Machado e o Amigo do Sargento Evaristo... O senhor Sinézio Simões; Este Jura Fidelidade a  Evaristo.




Até os Dias de Hoje Muitos Pesquisadores se Perguntam... Lampião Tinha Avessão aos Macacos da Bahia. em 1929 ao Entrar na Cidade Baiana de Queimadas na Bahia. Matando Espancando e Humilhando e Roubando a Todos. Principalmente os Mais Abastados, e Bens Providos! Lalpião Deu Ordem Suprema Para os Seus Subordinados,  Para Que Não Deixasse Nem um Macaco "Policial"  Baiano Vivo.  Imediatamente  Lampião  Manda Prender o Chefe do Destacamento da Poderosa  Policia Militar da Bahia o Sargento Evaristo Carlos da Costa. Prometendo Degolar-lo em Primeiro Lugar.  Lampião Sai Para se Divertir e Juntar o Balancete do Assalto da Pequena Vila de Sto. Antonio das Queimadas. Inesplicavelmente em Seu Regresso de Fúria Mortiféra;  Ele Acaba com as Vidas de Todos os Soldados Baianos,  e  Poupando a Vida do Sargento; Que Até Hoje Ninguem Nunca Deu Uma Explicação Convicente,  Para os Historiadores do Cangaço... Passando Pela Cidade de São Domingos,  Conheci o Senhor Sinézio Simões de Araújo Nascido a 18 de Maio de 1929 na Cidade de São Domingos. Em Converssa Sobre O Cangaço,  Com o Senhor Sinézio,  Este me  Contou Que nos Anos 30,  Trabalhava Com o Sortudo Sargento;  Ambos Moravam na Cidade de Santa Luz Ba. Cidade Que  Evaristo Escolheu Para Morar,  Depois do Ocorrido de Queimadas...Evaristo Quando Vivo Revelou a Sinézio o Motivo de Ter Saido Ileso do Massacre de Lampião. Segundo Sinézio o Sargento Era Primo do Cangaceiro Virgulino. O Sr. Sinézio me Contou Que o Sargento Que Veio de Pernambuco Ainda Criança Para a Bahia em Companhia dos Pais,  Que Daceram Nordeste Abaixo,  na Esperança de Arrumarem Emprego na Estrada de Ferro " Leste Brasileira" e o Menino Evaristo Ingressou Nas Forças Baianas... Interrogado Por Lampião O Sargento Contou do Seu Parentesco Com o Cangaceiro,  Relatou Que Era Seu Primo e se Lampião o Matasse Estava Matando o Própio Sangue, Depois Que o Sargento Falou o Nome da Sua Mãe e do Seu Pai e Tios e Irmão e Primos de Lampião, o Cangaceiro Não Teve Dúvidas... E Assim Escapou de Morrer; E Não Teve Dona Santinha e Nem Trancelin de Ouro; Sangue Salva Sangue... Os Meus Cinceros Agradecimentos ao Senhor Sinézio Por Ter Paciençia de me Ajudar a  Desatar Este nó.  Tão Antigo e Dificil de Desfazer-lo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário