terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Capitão Lampião e Seus Compadres: Coiteiros e Alcoviteiros do Cangaceiro, de Serra Talhada. Os Coiteiros Vinham da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraiba, Pernambuco,.. Todos a Troco do Dinheiro e da Suas Sobrevivençias e dos Seus Escalpos.

(Coiteiro Pedro de Cândido é o da Esquerda o da Direita é um Comerciante de Piranhas)


(O Fazendeiro Cearense Antonio da Piçarra, na Santa Paz de Sua Casa Com Seu Cachorro Estimado)

O mais famoso “coiteiro” foi Pedro de Cândida - (e não Pedro Cândido ou Pedro de Cândido), segundo D. Cyra Bezerra em conversa com este autor. Corroborado, também, por Araújo (1985 p. 238), nesta assertiva. - Quando este levou o Tenente Bezerra e sua coluna para o “coito” de Lampião na grota do Angico na manhã (5h30) de 28 de julho de 1938, onde o mesmo pereceu - juntamente com Maria Bonita e mais 9 cangaceiros - em cruento combate.

Seus coiteiros mais importantes foram Antônio da Piçarra, de Brejo Santo (estado do Ceará), Ângelo da Jia, de Tacaratu (estado de Penambuco), “Coronel” Marçal Florentino Diniz e Laurindo Diniz, ambos de Princesa Isabel (estado da Paraíba), Marcolino Pereira Diniz, dos Patos de Irerê e também da região limítrofe da Paraíba com Penambuco. A repressão aos agentes patrocinadores do cangaço, principalmente após a tentativa de saque a Mossoró, é destacada por Mello (1985, p. 116), quando relata que;

Nenhum comentário:

Postar um comentário