José Anderson Nascimento. Jurista. Historiador. Acadêmico. Sociólogo. Orador e Conferencista. Nasceu em
Aracaju-se, bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1969.
Teve militância na política estudantil. Colaborou nos jornais Gazeta de Sergipe, Sergipe Jornal e Diário de Aracaju. Dedica-se à advocacia desde os tempos acadêmicos, bem assim ao magistério, tendo inicialmente lecionado as disciplinas Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira, nos colégios estaduais Presidente Castelo Branco e Costa e Silva e no Instituto de Educação Rui Barbosa. Foi secretário particular do Prefeito de Aracaju, Godofredo Diniz Gonçalves, no ano de 1963. Casou-se em 1966, com a advogada Luzia Maria da Costa Nascimento, hoje Defensora Pública de Aracaju e pós-graduada em Direit
o Público.
É um livro que relata a epopéia do ciclo do cangaceirismo do Nordeste até o seu drámatico desfecho com os assassinatos de Vírgulino Ferreira da Silva, o legendário "Lampião" e do seu vingador, Cristino Gomes, o temido "Corisco".
José Anderson do Nascimento oferece ao leitor uma visão rica e detalhada sobre essa fase da vida nordestinas, descrevendo, com neutralidade, os acontecimentos que marcaram aquele turbulento espaço da história do Brasil.
Eu conheço José Anderson do Nascimento lá pelos idos de 1960 no colégio Tobias Barreto e tenho os dois livros da sua autoria, tanto o se referindo ao cangaço como o de arquitetura como igrejas e tal e tal. Eu vi o mesmo aqui na NET e está de cabelos brancos como a neve, tbm pudera, de 1944 p,ra cá quantos anos. É janeiros como desgraça, meu Deus.
ResponderExcluir