domingo, 5 de fevereiro de 2012

Juiz Aposentado, do Estado de Sergipe. Escreve Obra Prima, do Cangaço: Cangaceiros, Coiteiros e Volantes Autor: Doutor. José Anderson Nascimento, Ano 1998.




José Anderson Nascimento. Jurista. Historiador. Acadêmico. Sociólogo. Orador e Conferencista. Nasceu em
Aracaju-se, bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1969.
Teve militância na política estudantil. Colaborou nos jornais Gazeta de Sergipe, Sergipe Jornal e Diário de Aracaju. Dedica-se à advocacia desde os tempos acadêmicos, bem assim ao magistério, tendo inicialmente lecionado as disciplinas Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira, nos colégios estaduais Presidente Castelo Branco e Costa e Silva e no Instituto de Educação Rui Barbosa. Foi secretário particular do Prefeito de Aracaju, Godofredo Diniz Gonçalves, no ano de 1963. Casou-se em 1966, com a advogada Luzia Maria da Costa Nascimento, hoje Defensora Pública de Aracaju e pós-graduada em Direit
o Público.
É um livro que relata a epopéia  do ciclo do cangaceirismo do Nordeste até o seu drámatico desfecho  com os assassinatos de Vírgulino Ferreira da Silva, o legendário "Lampião" e do seu vingador, Cristino Gomes, o temido "Corisco".
José Anderson do Nascimento oferece ao leitor uma visão rica e detalhada sobre essa fase da vida nordestinas, descrevendo,  com neutralidade, os acontecimentos que marcaram aquele turbulento espaço da história do Brasil.

Um comentário:

  1. Eu conheço José Anderson do Nascimento lá pelos idos de 1960 no colégio Tobias Barreto e tenho os dois livros da sua autoria, tanto o se referindo ao cangaço como o de arquitetura como igrejas e tal e tal. Eu vi o mesmo aqui na NET e está de cabelos brancos como a neve, tbm pudera, de 1944 p,ra cá quantos anos. É janeiros como desgraça, meu Deus.

    ResponderExcluir