domingo, 15 de janeiro de 2012

Romançe e a Historia da Cangaceira Anésia Cauaçu: Anésia Viveu no Suldoeste Bahiano, Exatamente Na Cidade de Jequié e Região das Terras do Sol... Mais Uma Bela História de Outra Guerreira Bahiana, Nas Páginas do Cangaço.

Acima Vê-se um Antigo Retrato da Cangaceira Anésia Cauaçu, Logo Mais o Romance do Escritor Bahiano Domingos Ailton. Mais Abaixo um Cartaz do Filme Anésia Cauaçu, Sem Datas...
Inicialmente, Anésia era uma dona de casa dedicada ao marido e a filha, mas abandonou essa vida para ingressar no cangaço, juntando-se aos seus tios e e irmãos que formavam o temido e afamado bando dos Cauaçus.
Carismática e extremamente bonita, Anésia era o membro mais célebre desse bando pois, além de ter conhecimento de táticas de guerrilha e ter uma mira infalível, ela também jogava capoeira. Um de seus grandes feitos foi de arrancar, com um tiro certeiro, o dedo de um delegado que indicava aos policiais onde deveriam se posicionar, durante um tiroteio no centro de Jequié, a uma distância considerável.
Em 1916, Anésia abandonou o cangaço e foi viver com sua família sob proteção de um fazendeiro que devia favores aos cauaçus mas, traída pelo mesmo, foi entregue a polícia e nunca mais se teve notícias dela.
O escritor Ivan Estevam Ferreira, no seu livro "A Pedra do Curral Novo",sugere que Anésia pode ter falecido em Jequié e a identifica com uma anciã que morreu no ano de 1987 com 93 anos, que vivia sob os cuidados de pessoas caridosas... Conheci a Saga da Cangaceira Anésia Cauaçu Através de um Presente, do Livro o Romance de Anésia Cauaçu,  a Mim Doado Pelo Poeta Repentista, José Junqueira de Oliveira ( Beija Flor da Bahia ) Agradecidamente Guilherme Machado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário