sábado, 11 de fevereiro de 2012

A História do Nosso Padim Padre Cicero, Envolvendo o Mundo Eclesiástico, Cangaceiros, Governantes, Revoltosos, Beatos, Politicos e Devoltos: Por Jorge Alfredo Bonessi e Guilherme Machado. Textos de Bonessi, Ilustrações e Pesquisas de Guilherme.


Padre Cicero e Virgulino Ferreira da Silva (lampião)


O Jovem Cicero e Sua Única Irmã D. Angélica.

A Fotografia do Padre Cicero Que Foi,Retirada da Prefeitura Por Ordem do Interventor Nomeado Após a Vitória da Revolução de 1930.

Dr. Floro Bartolomeu Médico, Rábula e Garimpeiro, Baiano da Cidede de Correntina.

Lider do Sitio da Baixa do Dantas. Beato José Lourenço, Preso Sob Acusação de Promover um Boi a Santo Milagreiro.

Bando de Jagunços Liderado Por Floro Bartolomeu,  Exibe um Canhão na Defesa do Juazeiro,  Contra as Forças de Luis Carlos Prestes.


Revoltosos da Coluna Prestes Liderados Pelo Lider Luiz Carlos Prestes, Ver-se Sentado ao Centro de Paletó Branco e de Barbas Negra.


O Batalhão das Forças Patrióticas Desfilam em Praça de Juazeiro no Intúito de Combaterem a Coluna Prestes

Rarissima Foto do Padre Cicero Cego e Muito Doente ao Lado do Doutor Mozart Cardoso de Aguiar.



No Dia Vinte de Julho de 1934 Morre Padre Cicero: E o Povo de Juazeiro da Adeus ao Padim Padre Cicero.

Padre Cícero e Lampião
Caro  Guilherme Machado - saude.
Envio ao amigo um resumo elaborado de minha autoria sobre o relacionamento entre Padre Cicero e Lampião - tema que no momento se discute pelos Grupos de Estudos do Cangaço. Se o amigo quiser  realizar algum comentário no  fique a vontade. Recomendações - abraço - Alfredo Bonessi - SBEC - GECC -Fortaleza-CE
 "Na oportunidade em que se fala nos Grupos de Estudos do Cangaço sobre  o Padre Cícero  de Juazeiro do Norte e Lampião, no relacionamento entre eles, depois de tudo que li sobre ambos e sobre a questão em foco, depois de  muitos estudos,  em várias obras,  resumo no seguinte:
 1-    O Padre Cícero era um padre católico em ligação com padres jesuítas. Isso contrariou a Igreja Católica porque já  na época do Império tanto  a Igreja Católica como a Maçonaria eram inimigas dos Jesuítas, instigação essa que se originou na corte Portuguesa Pombalina Maçônica com a destruição das Missões jesuíticas Espanhola na América e a ocupação por Portugal desses territórios. O Padre Cícero estava  no meio de uma fogueira, de uma guerra. Lembro que o movimento jesuítico era de libertação de Portugal  e  Republicano, portanto contra a Monarquia. Daí se beneficiou da Maçonaria que inicialmente era Monarquista e depois se tornou Republicana.
2-    Porque Juazeiro não caiu ?
- Porque ficou ao lado do Governo Federal  e o ajudou no combate a Coluna Prestes e também no posicionamento quando da intervenção no governo do Ceará, senão teria sucumbido como sucumbiu  Canudos, Sitio Caldeirão, Pau de Colher e tantos outros movimentos religiosos nordestinos.
3-    Quem mandava no Juazeiro ?
Com a chegada a Juazeiro de Floro Bartolomeu, um medico Baiano fugitivo, esse aos poucos foi assumindo o controle político local, passando de Vereador a Prefeito, Deputado Estadual e depois Deputado Federal. Com idade avançada do Padre esse poder político local foi passado a Floro Bartolomeu, tendo o Padre Cícero se afastado de certas decisões, dizendo: “agora tudo é com o homem”.  O Padre Cícero foi denunciado na Câmara Federal e lá estava Floro Bartolomeu defendendo o Padre e a cidade de Juazeiro. Floro escreveu até um livro sobre esse fato, onde narra até como deu fim ao culto ao Boi Sagrado que acabou num churrasco, confirmando que o Padre e a cidade nada tinha a ver com esse culto religioso. Floro também afirmou que o Padre Cícero não era líder de fanáticos como havia sido denunciado na Câmara.  Foi Floro que convocou Lampião por carta, morrendo logo a seguir.
4-    Com a chegada de Lampião a Juazeiro  o Padre Cícero não ficou nada satisfeito e reclamou da presença dele no Juazeiro e tratou logo de despachar Lampião pedindo que  fosse embora logo da cidade. O delegado quis prender os Cangaceiros, mas o Padre respondeu  que logo eles iriam embora  e com isso não haveria retaliação nenhuma contra a cidade por parte dos cangaceiros. O que foi feito. “ não quero esse tipo de gente aqui” teria dito o Padre Cícero.
5-    Lampião se armou e foi de encontro a Coluna Prestes. Avistou a coluna e viu o seu efetivo de mais de 3500 homens, armados, soldados experientes, e ouvindo o conselho dos demais cangaceiros abriu no oco do mundo. Nem 10 bandos de Lampião poderia fazer frente a tão poderosa coluna.
6-    Com a chegada de cada vez mais romeiros a cidade o Padre Cícero começou a ter problemas de acomodação com aquela gente toda e daí se dispôs a comprar terras e mais terras para fazer as acomodações, de tal maneira que pudesse  deixar ocupadas aquela quantidade enorme de pessoas pobres e humildes. Daí ter a posse de várias fazendas. Nessas fazendas havia enorme quantidades de todos os tipos de pessoas: jagunços, capangas, pistoleiros, guarda-costas, foragidos da justiça, bandoleiros, e muita gente de oficio, honestas mesmo que se dedicavam a lavoura e ao gado – algumas  das fazendas se tornaram rentáveis.  O pessoal fugitivo de Canudos e alguns chefes de lá foram ter a Juazeiro e ficaram responsáveis pela defesa da cidade, cavando o fosso de proteção ao redor da mesma. Mas não se pode considerar que o Padre Cícero alimentava as suas fazendas com todo tipo de gente convocada por ele para se tornar um  poderoso homem de negócios, um chefe de bandidos como eram os demais coronéis da região. Toda vez que havia um questão na região o Padre sempre optava pelo lado pacifico de acalmar as coisas, aconselhando ambas partes litigantes a  resolver em paz as pendências. Daí escrevia carta para uns, respondia cartas para outros, fazia pedidos em nome desse e daquele de tal maneira que a região ficasse em harmonia social e política.  Ele mesmo não gostava de receber uma enorme quantidade de romeiros, porque esse pessoal largava suas terras e moradias e vinham para Juazeiro e por lá ficavam ociosas e sujeitas a toda sorte de vicissitudes. Daí que a chegada dos romeiros  a Juazeiro era vista como uma grande preocupação para o Padre Cícero e não como motivo de satisfação por parte dele.
7-     Os familiares de Lampião vão morar no Juazeiro. Não vimos em nenhum livro que foi a convite do Padre Cícero e muito menos que o Padre protegia esses familiares. Acontece que na terra do Padre Cícero ele mantinha a ordem e a justiça local e ninguém iria perseguir ninguém por lá, muito menos os familiares de Lampião que não tinha culpa nenhuma por ele ter entrado no Cangaço. Sabemos que um dos contatos de Lampião com os seus familiares em Juazeiro era feito via Antonio da Piçarra que alem de fazer as compras de armas e munições nesse local ainda levava dinheiro de Lampião aos  familiares desse.  Com a traição de Antonio da Piçarra, essa  via de contato se desfez e não vi escrito outra forma de contato para com esses familiares. Lampião ainda tem uma irmã viva em São Paulo, ela poderá contar essa história melhor do que temos visto em livros por aí.
8-    Não temos registros que Lampião se confessou com o Padre Cícero – se isso ocorreu ficou em segredo. Não temos registros se Lampião deu contribuição a Igreja do Padre, se deu o Padre não aceitaria porque era dinheiro  roubado – comprometeria a reputação do Padre.
9-    Tivemos acesso ao inventário deixado pelo Padre Cícero  - tudo natural e normal.
10-Sabemos que o Padre, já  em avançada idade, teve uma morte
      muito dolorosa, sofrendo muitas dores até a chegada da morte.
     11-Sabemos também que o Padre Cícero  se espelhou na vida do
padre Ibiabina para cumprir o seu sacerdócio, mas isso já é
   outra História.
12- No mais a sua vida íntima e cotidiana  não sabemos  como era, ficou esse segredo  com quem o acompanhou de perto  por longos anos  em convivência diária, tendo a oportunidade de escutar seus planos, projetos, suas queixas e atribulações porque passou nesse lugar onde recebeu a sua cruz e que foi palco de seu calvário místico –religioso – social.  Padre Cícero  - Um mártir   de Juazeiro".
Atenciosamente
Alfredo Bonessi  09/02/2012

Um comentário:

  1. Venho Por Meio Deste, Comentário Parabenizar, o Amigo Jorge Alfredo Bonessi, Pela Exelente Matéria do Nosso Grande Reverendo, Padre Cicero e o Endiabrado Lampião.

    Forte Abraço do Amigo: Guilherme Machado.

    ResponderExcluir