domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma Última Lenbrança da Ex-Cangaceira Auristéia: A Sua Certidão de Nascimento.Uma Colaboração do Escritor e Pesquisador João de Sousa Lima, Para o Portal do Cangaço da Bahia.

( AURISTÉIA SÔARES DE LIMA***23-6-1916+++28-1-2012 )
Aristéia Soares de Lima nasceu em 23 de junho de 1916 ( dia que se comemora a festa de São João ) e lembra-se bem da passagem dos cangaceiros Corisco, Virgínio e Luiz Pedro em sua casa, sendo que por diversas vezes, outros cruzaram o terreiro da fazenda Lajeiro do Boi.
Tendo seu nome envolvido como coitera de cangaceiros e temendo a ação vingativa dos policiais,Aristeia fugiu pra fazenda alto vermelho,entre lajinha e campo,próximo a Santana do Ipanema,indo refugiar-se na casa das tias Mariinha,zifina,santa e Maria grande.por essa época ,Eleonora já se cobria com a mescla azul e os bornais enfeitados com os desenhos de flores coloridas.
Cícero garrincha já tinha certa queda por aristéia e assim que abraçou a nova vida do cangaço começou a rondar a fazenda da família da moça.em uma dessas passagens,ele foi avisado pela amiga Celina,da localização de aristéia. cicero seguiu pra fazenda alto vermelho e depois de conversar com a escolhida ,sem usar a força,conseguiu que ela,mesmo contra sua vontade,acompanhasse o cangaceiro.
O novo casal seguiu ao encontro do grupo de moreno que os aguardava no coito conhecido por pilão das pêia junta``,próximo á casa de Aristéia.no esconderijo, Aristéia foi festivamente recebida.Durvalina manejou a velha máquina de costura e fez um vestido pra nova amiga,completando o figurino com bornais floridos e um chapéu de feltro.
Logo após a entrada de Aristéia,suas primas Sebastiana e Quitéria seguiram os cangaceiros moita brava e pedra roxa. Vê-se a Ex- Cangaceira Auristéia e o Pesquisador Guilherme Machado, Na Residência da Cangaceira em Jardim Cordeiro, Povoado de Delmiro Gouveia Alagôas.

Um comentário:

  1. você poderia me informar os atyais moradores da fazendas alto vermelho?
    porque minha vó fugiu dessa fazenda para casar com meu avó e até hoje ela não
    tem notícias dos seus familiares, o nome do pai dela é MANOEL CAETANO DA SILVA, e a sua mãe se chama BERNADETE CAETANO DOS SANTOS, ficarei muito contente
    se vopcês puderem me ajudar!

    estarei aguardando uma resposta.

    ResponderExcluir